Uma dúvida muito comum entre as pessoas que têm um e-commerce é como calcular o frete dos Correios. Afinal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ainda é um dos maiores operadores logísticos do país e responsável por milhares de entregas todos os dias pelo Brasil afora.
Mesmo com o avanço das empresas privadas de entrega, os Correios ainda são a opção mais procurada, principalmente pelos pequenos lojistas. Isso acontece, pois a ECT tem um amplo portifólio de serviços, que apresentam um bom custo-benefício e ainda conta com a vantagem de chegar a todas as localidades do país.
Por isso, hoje vamos te mostrar um passo a passo de como simular o frete nos Correios, além de trazer explicações sobre o cálculo do valor do serviço e muitas outras informações úteis, que certamente te ajudarão a ter mais sucesso com seus clientes.
Frete Correios: Como Calcular?
O cálculo do frete nos Correios pode ser feito de duas maneiras: pelo site oficial ou pelo aplicativo da estatal.
Em ambos, o procedimento é basicamente o mesmo, sendo necessário possuir em mãos algumas informações, como: as dimensões da embalagem, o peso e os CEPs de origem e destino.
Usar o canal oficial dos Correios permite descobrir os preços e prazos para cada uma das modalidades de envio oferecidas pela empresa. Assim, você pode simular quantas vezes quiser, em diferentes modalidades de envio, de modo a descobrir aquela que melhor atende a sua necessidade.
No tópico a seguir vamos te mostrar exatamente como fazer isso, além de te indicar os lugares em que você pode baixar o aplicativo dos Correios para fazer esse cálculo diretamente de seu celular.
Como calcular o frete dos Correios?
O primeiro passo antes de descobrir como calcular o frete dos Correios é acessar um dos canais oficiais da estatal. Para isso, você pode acessar o site oficial ou fazer o download gratuito do aplicativo para iOS, Android ou Windows.
Em qualquer um dos canais, a forma de cálculo do frete é basicamente a mesma, pois você precisará ter em mãos algumas informações básicas para conseguir simular o frete. São elas: dimensões da embalagem, CEP de origem, CEP de destino e peso aproximado.
1. Selecione Preços e Prazo
De posse dessa informação, pelo site oficial, você deve buscar pela opção “Preços e Prazos”, que aparece logo que você abre o site e fica em destaque logo abaixo do banner com as últimas novidades dos Correios:
Escolha se a entrega é nacional ou internacional para continuar com a simulação. Será aberta uma nova página, em que você precisará digitar as informações necessárias para a simulação:
Aplicativo Correios para cálculo de frete
O app dos Correios passou por uma recente atualização e está mais simples e intuitivo. Note que ele tem nomes diferentes a depender do sistema operacional do seu dispositivo. No Android, o seu nome é “Correios Celular”; no iOS, o nome do app é “Correios”. Já no Windows Phone, o aplicativo se chama “Preço e Prazo”.
Quanto custa enviar pelos Correios? Como Calcular?
Para saber quanto custa enviar uma encomenda pelos Correios, você precisa fazer o cálculo em um dos canais oficiais da empresa, o que é muito fácil e intuitivo. Isso porque esse cálculo pode ser feito em poucos segundos e você já saberá o valor aproximado do envio antes de procurar uma agência dos Correios.
Todavia, precisamos deixar claro que, apesar de ser algo relativamente simples, existe uma matemática envolvida por trás desse cálculo e é importante que você a conheça, pois isso pode te ajudar a reduzir o custo dos próximos envios feitos pelos Correios.
Mas afinal, como se calcula o frete pelos Correios? Bem, para responder a essa pergunta, primeiro é preciso conhecer a fórmula usada pela empresa, que é bem simples:
(Comprimento × Largura × Altura) / 6.000
Ou seja, o resultado da multiplicação das medidas da embalagem é dividido por 6.000, que é o padrão internacional do coeficiente de cubagem, também adotado pelos Correios.
Desde 2011, o preço do frete nos Correios tem como base o peso cúbico dos objetos e não somente o seu peso real. Isso serve para compensar a empresa por encomendas com dimensões muito grandes e peso baixo, que acabam ocupando muito espaço nos caminhões e impedindo que levem sua capacidade total de carga.
No entanto, os Correios adotam uma política de que embalagens cujo peso cúbico seja inferior a 10 kg terão o seu frete calculado com base em seu peso real. Ou seja, somente quando o peso cúbico é maior do que 10 kg é que se aplica a regra acima.
E como isso funciona na prática?
Tomando como referência a fórmula acima, imagine que você tenha uma encomenda cuja embalagem tem 30 cm de comprimento, 20 de largura e 15 de altura, com 3 kg. Nesse caso, primeiro deve-se aplicar a fórmula:
(30 × 20 × 15) / 6.000 = 1,5 kg
Ou seja, o peso cúbico dessa embalagem é de 1,5 kg. Por conta disso, o frete será calculado com base no peso real da embalagem.
Como Simular o frete dos Correios pelo site oficial?
Agora que você já sabe como cotar frete nos Correios, vamos te mostrar, passo a passo, como fazer isso usando o site oficial da ECT.
Primeiramente, vá até o site oficial e identifique na página inicial a opção “Preços e Prazos”, que fica bem no meio da página:
Selecione o tipo de produto/serviço em “Preços e Prazos”, que pode ser uma encomenda nacional ou internacional. Por ora, vamos simular usando uma encomenda nacional, pois é a mais comumente utilizada pelos e-commerces brasileiros:
Na janela que será aberta, você irá visualizar o “Calculador de Preços e Prazos”. Tenha em mãos as seguintes informações para continuar:
- Data da postagem;
- CEP de origem;
- CEP de destino;
- Dimensões da embalagem;
- Peso aproximado.
Repare que na opção “Tipo de Serviço”, você poderá selecionar entre as diversas opções de envios disponíveis nos Correios:
Vamos simular usando o Sedex, que é a modalidade mais rápida e mais popular dos Correios. No entanto, nessa simulação ainda é possível selecionar a opção de comparar preços entre todos os serviços de encomendas disponíveis.
O próximo passo é selecionar o tipo de embalagem que será utilizado para o envio da encomenda. Os Correios disponibilizam algumas embalagens oficiais, que podem ser selecionadas nessa simulação. Contudo, essas embalagens são cobradas separadamente.
Assim, se você já tem uma embalagem própria para o produto, selecione a opção “Outra embalagem”:
Ao selecionar a opção “Outra embalagem”, você precisará preencher as dimensões dela, além de seu peso estimado:
Logo após, você poderá escolher um dos serviços adicionais dos Correios, que são a entrega em mão própria ou o aviso de recebimento (que são cobrados à parte). Se não quiser nenhum dos dois, escolha a opção “Declaração de valor” e preencha o valor aproximado do produto que será enviado:
Feito isso, clique no botão “Calcular”, que está na parte inferior do simulador. Será aberta uma nova janela com o preço do envio e o prazo estimado para chegar ao destino:
Vale lembrar que esse valor precisará ser confirmado na agência e é somente uma expectativa. Por isso, lembre-se de ir preparado para pagar um pouco mais ou um pouco menos do que o valor obtido na simulação.
Como Simular o frete dos Correios pelo app?
A simulação do frete pelo aplicativo dos Correios funciona de uma forma semelhante à do site, mas com a diferença que você precisará se cadastrar no serviço para ter acesso ao sistema de simulação.
A criação da conta é muito simples e pode ser feita logo no primeiro acesso ao aplicativo, independentemente do sistema operacional do seu celular ou tablet.
Após o cadastro, na página inicial do aplicativo, procure a opção “Deseja enviar uma encomenda?” e clique no tipo de embalagem:
Será preciso preencher alguns campos, como o seu endereço (remetente) e o endereço do destinatário. Além disso, também será necessário informar as dimensões da embalagem antes de continuar:
O próximo passo é escolher o serviço de entrega dentre as opções oferecidas pelos Correios. Logo em seguida, basta clicar no botão “Continuar” para visualizar o valor estimado e o prazo para a entrega no endereço informado.
Por fim, basta procurar uma agência dos Correios com o pacote em mãos para finalizar o envio do objeto.
Modalidade de frete para e-commerce
Os Correios trabalham com diferentes modalidades de frete para e-commerce. Por isso, a partir de agora vamos trazer algumas informações sobre cada uma delas:
PAC
O PAC (sigla para “Prático, Acessível e Econômico”) é o serviço de entregas econômico dos Correios e amplamente utilizado por e-commerces brasileiros. Por ser mais barato, o seu prazo de entrega é um pouco maior (cerca de 10 dias úteis), mas permite enviar pacotes para qualquer município brasileiro.
Correio Mini Envios
Essa é a modalidade para envio de encomendas pequenas e com até 300g de peso. O prazo é o maior de todos (cerca de 12 dias úteis), mas, também, é uma das modalidades de envio mais em conta.
Sedex
O Sedex é o tipo de entrega mais rápido e mais famoso dos Correios. Com ele, além de encomendas, também é possível enviar documentos com muita agilidade. Para alguns municípios, a entrega pode ser feita em até 1 dia útil. Já o prazo máximo é de 5 dias úteis. O preço varia conforme o peso e o tamanho do produto/envelope.
Sedex 12
O Sedex 12 é uma variação do Sedex tradicional e está disponível apenas para algumas localidades (em regra, capitais e regiões metropolitanas). Apesar de ser um pouco mais caro, a vantagem é que a encomenda é entregue até às 12h do dia seguinte ao da postagem.
Sedex 10
O serviço Sedex 10 funciona da mesma forma que o Sedex 12, mas é ainda mais rápido. Com ele, um pacote é entregue até às 10h do dia seguinte ao da postagem. Todavia, esse serviço também só está disponível para algumas regiões do país.
Sedex Hoje
O Sedex Hoje é a modalidade mais rápida do Sedex, mas só está disponível atualmente para a cidade de São Paulo e só funciona em dias úteis. Com ele, o pacote é entregue ao destinatário no mesmo dia do envio.
Melhor Frete para e-commerce
Agora que você já sabe como calcular frete dos Correios e quais são os serviços disponíveis na estatal, pode verificar se realmente vale a pena fazer o envio dos produtos vendidos em seu e-commerce por essa via.
Isso porque existem outras maneiras muito mais simples, rápidas e baratas de fazer esses envios e, com isso, obter uma maior vantagem competitiva frente ao mercado, principalmente se você é um pequeno lojista ou está começando por agora no e-commerce.
Uma dessas alternativas é usar a plataforma do Frete Barato, uma empresa que funciona como um hub de transportes, que conecta pessoas às principais transportadoras do Brasil e, com isso, acaba permitindo o acesso a preços e condições de envio mais interessantes do que as oferecidas pelos Correios.
Como conseguir frete barato para seu e-commerce?
Funciona assim: o Frete Barato tem parcerias exclusivas com diversas transportadoras e direciona um grande volume de pedidos para elas. Dessa forma, acaba tendo acesso a tabelas de fretes com custos mais baixos e exclusivos, algo que os pequenos lojistas não conseguiriam fazer sozinhos.
Graças a essa união formada por seus clientes, o Frete Barato consegue um preço mais em conta no envio para os pequenos empreendedores e isso acaba refletindo na geração de vantagem competitiva para todos, além de uma maior satisfação por parte do cliente final, que recebe seus produtos mais rápido e pode acompanhar o envio passo a passo pelo site.
Assim, convidamos você a conhecer o serviço do Frete Barato e descobrir como tornar o seu e-commerce mais competitivo nesse mercado cada vez mais concorrido.